Blog PMTC

  • Projeto Madre Teresa

Às vésperas da memória litúrgica de Madre Teresa de Calcutá

Vatican News



Às vésperas da memória litúrgica de Madre Teresa de Calcutá, recordamos os quatro anos de sua canonização.


Numa Praça São Pedro completamente lotada, o Papa Francisco presidiu à cerimônia. Em sua homilia, recordou que ao longo de toda a sua existência, Madre Teresa “foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina”.


“Comprometeu-se na defesa da vida, proclamando incessantemente que «quem ainda não nasceu é o mais fraco, o menor, o mais miserável». Inclinou-se sobre as pessoas indefesas, deixadas moribundas à beira da estrada, reconhecendo a dignidade que Deus lhes dera; fez ouvir a sua voz aos poderosos da terra, para que reconhecessem a sua culpa diante dos crimes ― diante dos crimes! ― da pobreza criada por eles mesmos.”


A misericórdia, disse ainda Francisco, foi para ela o “sal” que dava sabor a todas as suas obras, e a luz que iluminava a escuridão de todos aqueles que nem sequer tinham mais lágrimas para chorar pela sua pobreza e sofrimento.


“Levemos no coração o seu sorriso e o ofereçamos a quem encontremos no nosso caminho, especialmente àqueles que sofrem. Assim abriremos horizontes de alegria e de esperança numa humanidade tão desesperançada e necessitada de compreensão e ternura.”

1 visualização